“Alta qualidade” não é diferencial porque isso é o mínimo que os consumidores esperam de qualquer produto ou serviço.
Hoje em dia tem muita concorrência em toda profissão. Existem muitos produtos e serviços iguais, e com a popularização do marketing no digital isso ficou ainda mais evidente.
As marcas hoje têm apenas dois caminhos para seguir: brigar por preço com seus concorrentes, e vender por cada vez mais barato; ou agregar tanto valor e significado em seus serviços e produtos a ponto de não importar o quanto eles custam.
E como agregar valor e significado em uma marca?
Através do Branding e da Comunicação.
Branding é a gestão do valor da marca.
- O que realmente diferencia sua marca das concorrentes?
- Por que alguém deveria escolher o seu produto e não o de outra empresa que vende a mesma coisa?
Cada marca é como se fosse uma pessoa, e pessoas têm personalidade. Qual tipo de personalidade sua marca tem mostrado para o mundo?
Para que as pessoas tenham uma alta percepção de valor de uma marca, ela precisa representar algo, precisa ter uma personalidade marcante com valores bem definidos.
A comunicação é o ponto de contato entre uma marca e seu público / possíveis clientes.
O que acontece hoje é que a maior parte das marcas são criadas sem personalidade, sem valores e sem significado algum. E por conta disso a comunicação fica totalmente confusa e desesperada.
Marcas confusas não são atraentes. Marcas desesperadas não constróem relacionamento com os clientes e não sobrevivem ao tempo.